Benefícios do Inhame

Apesar de ser bastante comum na mesa dos brasileiros, ainda se conhece pouco sobre os benefícios do inhame. O tubérculo, que cresce embaixo da terra, é muito nutritivo e contém diversas substâncias benéficas para a saúde. Além disso, o inhame equilibrar os níveis hormonais femininos, prevenir doenças e ajudar no emagrecimento. Entre os nutrientes contidos no tubérculo, podemos citar os carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro e a vitamina B1. Por causa dessas substâncias, o inhame pode ser considerado como um alimento funcional, ou seja, um alimento que combate doenças.

Inhame

Conheça as propriedades nutricionais do inhame

Sistema Imunológico

As vitaminas presentes no inhame ajudam a melhorar o sistema imunológico. Isso quer dizer que a ingestão do tubérculo torna o nosso organismo mais resistente às doenças. Alguns estudos tentam mostrar que o inhame ajuda a prevenir a dengue e a malária. No entanto, ainda não existem resultados conclusivos a esse respeito. O que se sabe é que o alimento protege as mucosas e melhora a qualidade do sangue.

Emagrecimento Saudável

O inhame é um alimento medianamente calórico, mas também pode ajudar quem quer perder peso. As fibras encontradas nesse tubérculo aumentam a sensação de saciedade e dão energia para o bom funcionamento do organismo. O alimento pode ser consumido diariamente, de preferência cru ou cozido no vapor. O inhame não contém glúten e pode ser consumido por quem sofre com doença celíaca. Por ser rico em carboidratos, que se transforma em glicose no nosso corpo, o inhame deve ser consumido com moderação pelos diabéticos.

Benefícios para as Mulheres

Grande parte das propriedades do inhame está relacionada com a presença da diosgenina, um fito-hormônio bastante utilizado pela indústria farmacêutica. Ela ajuda a reduzir os sintomas da menopausa, pois regula os níveis do hormônio feminino. Outra boa notícia é que a diosgenina pode auxiliar no controle dos níveis de colesterol ruim no sangue. E quem quer engravidar, também pode usar e abusar do inhame, pois alguns estudos mostram que os fitoestrógenos encontrados no tubérculo aumentam a fertilidade da mulher.

Por Emília Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (16)

  • Tânia Silvia Tavares disse em 31/07/2012 às 20:37:

    Gostei muito de saber sobre os seu benefícios.

  • Elicéia Nogueira Gusmão Nascimento disse em 13/11/2012 às 03:05:

    ADOREI SABER TD ISSO SOBRE ESTES ALIMENTOS PQ SOU DIABÉTICA!!!

  • Andreia Febe Silva disse em 04/04/2013 às 12:34:

    inhame é um fito-hormônio bastante utilizado pela indústria farmacêutica. Ela ajuda a reduzir os sintomas da menopausa, pois regula os níveis do hormônio feminino. Além de ter as vitaminas presentes no inhame que ajudam a melhorar o sistema imunológico.Também ajuda no emagrecimento. Entre os nutrientes contidos no tubérculo, podemos citar os carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro e a vitamina B1. Por causa dessas substâncias, o inhame pode ser considerado como um alimento funcional, ou seja, um alimento que combate doenças.

  • Jovelina Carmo Damião disse em 15/04/2013 às 01:46:

    adorei saber sobre todas as informaçõe desssa reportagem

  • Rosicler Karam disse em 29/04/2013 às 20:24:

    Ainda bem que gosto desse alimento. É bom saber que tenho uma alimentação com qualidade.

  • Maria Das Graças Lemos disse em 03/05/2013 às 00:38:

    que bom, não sabia que inhame era tão bom assim, vou passar a comer mais inhame.

  • Tania Cristina Dourado disse em 23/05/2013 às 22:51:

    adorei.Pois gosto dos produtos naturais e organico

  • Aurea Conceição disse em 03/06/2013 às 21:18:

    Adorei esses comentários sobre as plantas naturais
    Vcs estão de parabéns

  • Maria Carmo Ribeiro disse em 09/06/2013 às 18:18:

    muito bom saber as qualidades inhame

  • Marcia Tetti disse em 22/06/2013 às 12:00:

    Nossa adorei saber os beneficios do inhame….façam mais materias assim….quanto mais informações melhor assim não recorremos tanto á remédios industrializados….obrigada.

  • Ladair Michelon disse em 23/06/2013 às 08:53:

    DIABETICOS COMER COM ”MODERAÇAO

  • Nair Mingroni disse em 05/08/2013 às 09:49:

    coma muito inhame faz bem a saude eu como todos os dias

  • Cleuza Greter disse em 16/10/2013 às 02:32:

    eu descobri que tenho um nível de gricose no sangue,encontrei a batata yacon ,estou fazendo uso dela .interessante parece com a perã.

  • José Táboas disse em 27/01/2014 às 13:29:

    estar me fazendo muito bem a batata yacon.

  • Sueli Fiuza disse em 18/02/2014 às 23:04:

    Amei a ideia de colocar a batata yakon no meu cardapio

  • Anonymous disse em 06/04/2014 às 13:30:

    GOSTEI MUITO DA MATÉRIA SOBRE A BATATA YACON,, VOU COMEÇAR A USA-LA, E SOBRE O INHAME EU JÁ O CONHEÇO, ALEM DE SER SABOROSO, SABIA QUE ELE FAZ BEM P/DORES NO CORPO, MAS HOJE FIQUEI SABENDO MAIS DE SUAS PROPRIEDADES.GRATA PELA MATÉRIA.. ATENCIOSAMENTE ANGELA

  • Deixe seu comentário sobre "Benefícios do Inhame"