Benefícios do Gengibre

Originário de países orientais, como China e Índia, o gengibre é hoje conhecido em todo o mundo, tanto por seus usos culinários quanto por suas propriedades medicinais. O caule da planta, retorcido e de cor arenosa, não chama a atenção de quem o vê em feiras e supermercados. No entanto, seu sabor levemente picante podem surpreender o paladar de quem o consome. Além do sabor exótico, o gengibre é bastante utilizado no preparo de chás, xaropes e outros medicamentos naturais para combate de diversas doenças.

Propriedades Terapêuticas do Gengibre

Gengibre

Gengibre: além de combater doenças, ele ajuda a emagrecer

A planta possui diversas substâncias que auxiliam mo tratamento de doenças e melhora das funções do organismo, como o canfeno, o felandreno, o zingibereno e a zingerona. Devido a esses componentes, o gengibre funciona como um antiinflamatório natural, além de reforças as defesas do corpo. Por isso, é indicado no tratamento de infecções, como a amigdalite e a laringite.

Ele também atua como descongestionante das vias aéreas, podendo ser utilizado no tratamento de gripes e resfriados. Recentemente, a OMS reconheceu os efeitos medicinais do gengibre no combate aos problemas do sistema digestivo, pois o consumo do caule melhora a digestão e evita enjoos. Um estudo realizado por pesquisadores na Unicamp também comprovou as propriedades terapêuticas da planta, principalmente no que diz respeito à circulação sanguínea.

Gengibre para Emagrecer

Além de todos esses benefícios para a saúde, o gengibre também ajuda a queimar gorduras, sendo bastante procurado por quem deseja emagrecer. O caule é considerado um alimento termogênico, ou seja, que aumenta a temperatura do corpo. Com isso, o organismo queima mais energia, o que acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras. Por isso, o consumo regular do gengibre pode contribuir para as dietas de perda de peso, acelerando o processo de emagrecimento. Nesse caso, a dica é tomar ao longo do dia algumas xícaras do chá preparado com o caule cru. Lembre-se apenas de não utilizar água fervente, pois o gengibre perde facilmente suas propriedades se submetido a altas temperaturas.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Benefícios do Gengibre"