Benefícios da Vitamina D

Nos últimos anos, o número de pesquisas científicas sobre a vitamina Daumentou bastante. A boa notícia é que essas pesquisas revelam que a vitamina colabora efetivamente para a prevenção de diversas doenças, como as do coração, as autoimunes, a oesteoporose e o diabetes. Para aproveitar esses benefícios, o ideal é combinar uma alimentação rica em nutrientes com a exposição ao sol. Acredita-se que cerca de 80 a 90% da vitamina presente em nosso organismo é sintetizada na pele utilizando os raios solares.

Vitamina D

Alimentos que possuem vitamina D

Ossos Mais Fortes

A vitamina D é muito importante para que o organismo consiga absorver o cálcio e fósforo. Esses nutrientes são responsáveis, entre outras funções, por formar os ossos. Por isso, quando há deficiência da vitamina D no corpo humano, os ossos tendem a se enfraquecer. Isso favorece o aparecimento de problemas ósseos, como é o caso da osteoporose.

Dessa forma, uma maneira eficiente de se prevenir contra a osteoporose é ingerir alimentos ricos em vitamina D e cálcio, bem como tomar sol diariamente. Para uma boa dieta, recomenda-se o consumo de peixes, que possuem grandes quantidades da vitamina, e derivados do leite, que contém cálcio. Além disso, é importante se expor aos raios solares por pelo menos 15 minutos todos os dias. O ideal é aproveitar o sol da manhã ou do final da tarde.

Doenças Cardiovasculares

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos examinou a relação entre o aparecimento de doenças cardiovasculares e a deficiência de vitamina D. O estudo avaliou 18 mil voluntários do sexo masculino, com idade entre 40 e 75 anos, durante o período de 10 anos. Ao final da pesquisa, observou-se que o surgimento de doenças do coração foi 2 vezes maior no grupo que ingeriu menos vitamina C.

Em nosso organismo, a vitamina D diminui os processos de inflamação do miocárdio e vasos sanguíneos e evita a calcificação das artérias. Além disso, a substância reduz a produção de renina, um hormônio relacionado ao aumento da pressão arterial. Por essas razões, a vitamina previne contra o surgimento de doenças cardiovasculares, como enfarte, pressão alta e insuficiência cardíaca.

Outros Benefícios

Pesquisas também comprovam que a vitamina D previne e auxilia no tratamento de doenças neurológicas. Um estudo realizado em 1989 mostrou a redução de até 50% das crises em pacientes com esclerose múltipla, quando esses ingeriam 5.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D diariamente. Os cientistas acreditam que a vitamina ainda pode auxiliar no tratamento de doenças autoimunes, como lúpus e crohn.

Os diabéticos também devem incluir alimentos ricos em vitamina D nas suas dietas. Uma pesquisa realizada no Irã testou os efeitos de uma bebida enriquecida com vitamina D e cálcio em vários voluntários. Ao final, observou-se que os níveis de açúcar no sangue eram menores naquelas pessoas que ingeriram uma maior quantidade da bebida.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Benefícios da Vitamina D"