Benefícios da Pimenta Biquinho

Quem já provou a pimenta biquinho sabe que ela é diferente das outras pimentas, apesar da semelhança física. Por isso, muita gente ao ver a pimenta inteira em um prato se assusta e ouve de alguém mais entendido “pode provar que essa não arde”. E realmente não arde. Na definição de um amigo meu a biquinho parece que vai arder, mas fica só no sabor delicioso. Isso acontece porque a concentração de capsaicina (substâncias responsável pelo ardor) é bem menor que o de suas irmãs mais picantes.

Originária do Brasil

A pimenta biquinho recebe esse nome por causa do seu formato, semelhante a uma gota. Quando madura, ela tem coloração bem vermelha. Ela faz parte do grupo das pimentas-de-cheiro, assim a pimenta godê, a aroeira-vermelha e a cambuci. Quem acha que essa qualidade de pimenta apareceu no mercado há pouco tempo está certíssimo. Ela só começou a ser comercializada em grande escala depois de 2004, quando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) passou a produzir a pimenta na cidade de Campo Florido. De lá pra cá, ela ganhou fama e conquistou o paladar de muitos brasileiros. Hoje é fácil encontrá-la in natura ou conserva nos supermercados de todo o país. Também é possível plantá-la em casa a partir das semente Quer aprender a fazer a conserva? Então clique no link.Pimenta Biquinho

Faz bem para quê?

Por se tratar de um produto relativamente recente, não existem muitos dados sobre suas propriedades nutricionais. Acredita-se que ela seja semelhante a outras pimentas aromáticas, contendo boas quantidades de minerais como o sódio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. Devido à coloração vermelha, ela também contém betacaroteno, um antioxidante que favorece a absorção de vitamina A, e vitamina C, capaz de aumentar a imunidade do organismo. Por isso, comer biquinho pode sim fazer muito bem para a nossa saúde. Na comparação com as pimentas mais ardidas, ela tem menos capsaicina e, por isso, não é tão estimulante para o metabolismo. Por outro lado, pode ser menos agressiva para quem sofre com problemas no estômago.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Benefícios da Pimenta Biquinho"