Benefícios da Melancia

Sob a casca verde e rígida da melancia, encontramos uma polpa vermelha, suculenta e adocicado. O sabor da fruta é apreciado por muitos, mas nem todos sabem dos benefícios que a melancia traz para a nossa saúde. Cerca de 95% dela é composta de água. Por isso, a melancia quase não possui calorias: 100 g tem em média 25 kcal. Além disso, ela rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, sendo ótima para uma alimentação saudável.

O Poder Diurético da Melancia

A quantidade de água presente na melancia, associada com seus sais minerais, faz com que ela tenha uma importante função como alimento diurético. Isso quer dizer que o consumo da fruta faz com que o corpo elimine toxinas com o processo de excreção. O potássio melhora o funcionamento dos rins, órgão responsável por filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas. Outra vantagem é que a melancia reduz os níveis de ácido úrico no sangue, dificultando o aparecimento de cálculos renais.

Melancia

Propriedades Nutricionais da Melancia

Importância do Licopeno

O licopeno é a substância responsável pela cor avermelhada da melancia. Pesquisas recentes comprovam que o licopeno é eficiente na prevenção de alguns tipos de câncer. A substância ainda contribui para o bom funcionamento do coração, combatendo o aparecimento de doenças cardíacas. Na melancia, também encontramos o betacaroteno, que torna o coração mais jovem e resistente. Assim, o consumo regular da fruta tem efeitos bastante positivos para a saúde.

Consumo da Melancia

A melhor forma de se consumir a melancia é in natura, para aproveitar melhor as fibras e demais nutrientes da fruta. No preparo de sucos, a dica é não excluir as sementes, pois elas são ricas em gorduras boas e magnésio. Outra sugestão é aproveitar o açúcar natural da fruta, ao invés de adoçar artificialmente. Assim, suas receitas ficarão mais saudáveis. Independente da forma de consumo, o importante é incluir a melancia em sua dieta. O ideal é ingerir pelo menos 3 porções da fruta por semana.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Benefícios da Melancia"