Benefícios da Berinjela

Nos últimos anos, o consumo da berinjela aumentou devido a informações sobre os seus benefícios para a saúde. Muito se fala sobre o uso da hortaliça na redução dos níveis de colesterol, ainda que as pesquisas científicas sobre o assunto sejam inconclusivas. O que se sabe é que a berinjela possui diversos nutrientes importantes para o nosso organismo, além de substâncias antioxidantes e muita água.

Berinjela

Propriedades da Berinjela

Nutrientes da Berinjela

Além de conter poucas calorias, ela possui cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2, C e uma alta porcentagem de fibras. Por isso, é considerada com um alimento nutritivo, capaz de auxiliar na redução de peso e bom funcionamento do intestino.

Os sais minerais presentes na berinjela atuam de forma benéfica em nosso organismo, contribuindo para as reações enzimáticas e formação dos ossos e músculos. A vitamina C auxilia na absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico, ajudando na prevenção de diversas doenças. As vitaminas do complexo B, por seu turno, são importantes no processo metabólico.

Consumo da Berinjela

Quem quer usufruir desses benefícios, pode incluir a berinjela em saladas e outros pratos salgados. É importante não fritar a berinjela, pois sua estrutura esponjosa faz com que ela absorva até 4 vezes mais gordura que a batata frita, por exemplo. Assim, a melhor maneira de se consumir a berinjela é cozida ou assada, utilizando pouco óleo.

Também é fundamental não cozinhar a berinjela por muito tempo, para que ela não perca suas propriedades nutricionais. A dica é cortar a hortaliça em cubos grandes, mantendo a casca, e ferventar rapidamente em água com sal. Dessa forma, ela pode ser utilizada no preparo de saladas, pastas e outras receitas à sua escolha.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (3)

  • Josinethe Rodrigues Sousa disse em 27/01/2013 às 16:05:

    maravilhosas estas dicas de como se alimentar deforma saldáveis…

  • Clenilda Dos Santos Cléo disse em 19/11/2013 às 15:44:

    isso é bom mesmo.

  • Anaor Joao Rezende Anaor disse em 11/04/2014 às 22:39:

    eu recomendo
    muito bom

  • Deixe seu comentário sobre "Benefícios da Berinjela"