Benefícios da Alfafa

Apesar da alfafa pertencer à mesma família do feijão, ela ainda é pouco consumido pelos brasileiros. A maior parte das pessoas não costuma incluir o broto no cardápio diário e ignora suas propriedades nutricionais. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre os benefícios da alfafa.

Informações Nutricionais

No que diz respeito aos nutrientes, a alfafa é um alimento riquíssimo. Ela possui quantidades consideráveis de vitamina A, C, D, E, K e do complexo B. Isso faz com que a alfafa contribua para o funcionamento do sistema imunológico e acabe com o cansaço. Além disso, cada uma dessas vitaminas tem uma função específica em nosso organismo. A vitamina E, por exemplo, melhora a aparência da pele e dos cabelos. Já a vitamina K auxilia no processo de coagulação do sangue.

Alfafa

Brotos de Alfafa

A alfafa ainda possui cálcio, potássio, ferro e outros minerais essenciais para a nossa saúde. Esses nutrientes têm efeito vasodilatador, melhorando o fluxo sanguíneo através dos vasos. Ela também contém grandes quantidades de proteína vegetal: 100g de alfafa tem a mesma quantidade do nutriente que 100 ml de leite. Por isso, é bastante utilizada por vegetarianos e seguidores da alimentação orgânica.

Emagrecimento

Quem quer perder peso também pode contar com o auxílio da alfafa. Para início de conversa, a leguminosa possui pouquíssimas calorias: 100 g do broto cru tem apenas 29 kcal. Em sua composição, a alfafa uma grande quantidade de água e fibras. Combinadas, essas substâncias melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade e ainda reduzem a absorção de gorduras ruins pelo organismo.

Outra vantagem é que a alfafa ajuda a desintoxicar o organismo. Ela faz com que o corpo elimine toxinas através do suor, urina e fezes. Desse modo, contribui para o bom funcionamento do organismo, além de acabar com os inchaços causados pela retenção de líquidos. Isso representa uma redução no peso e, principalmente, das medidas.

Por Emília Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (3)

  • João Carlos Sanches Doná disse em 05/02/2013 às 15:31:

    experimentei o broto de alfafa e amei, fora que ele é bom para um monte de coisa

  • Vilmar Falkiewicz disse em 29/11/2013 às 23:30:

    ESTAMOS TOMANDO CHA DE ALFAFA FAZ APENAS 30 DIAS, E O RESULTADO É SURPREENDENTE.

  • Junior Pinto disse em 08/12/2013 às 01:55:

    O broto de alfafa é muito bom pra come ou suco pra toma

  • Deixe seu comentário sobre "Benefícios da Alfafa"