Benefícios da Abóbora Moranga

Ela custa pouco, tem poucas calorias e é muito benéfica para a saúde. Estamos falando da abóbora, uma hortaliça cheia de nutrientes! Entre os componentes da abóbora, encontramos carboidratos, proteína, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C e E. Além disso, ela é rica em água e fibras solúveis, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade. O melhor de tudo é que a abóbora tem poucas calorias, sendo indicada mesmo para quem está de dieta.

Benefícios da Abóbora

Benefícios da Abóbora

Propriedades da Abóbora

O caroteno é a substância responsável pela pigmentação alaranjada da abóbora. Em nosso organismo, essa substância auxilia na síntese da vitamina A, fundamental para uma boa saúde. Hoje se sabe que essa vitamina possui função antioxidante, reduzindo o processo de deterioração das células. Ela também melhora o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de várias doenças.

Devido à composição da abóbora, estudos comprovam que o consumo regular da hortaliça reduz o risco de aparecimento de certos tipos câncer, doenças cardiovasculares e problemas de visão. As fibras do vegetal ainda contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de contribuir para o emagrecimento saudável. No organismo, as fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos ao longo do dia.

Semente da Abóbora

Mas o mais surpreendente está na semente da abóbora. Estudos recentes revelam que elas são ricas em fitoestrógeno, uma substância atua em nosso organismo de modo semelhante aos hormônios femininos. Assim, ela ajuda a reduzir os sintomas da menopausa e da TPM, sendo muito benéfica para o público feminino.

Nas sementes da abóbora também encontramos uma alta concentração de fibras, vitamina E, zinco e gorduras insaturadas. Por isso, o consumo das sementes auxilia no controle dos níveis de colesterol, previne o envelhecimento celular e também combate a prisão de ventre. A dica, portanto, é jamais jogar fora as sementes de abóbora. Para consumi-las, basta lavar bem, secar com um pano limpo, temperar com sal e levar ao forno por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando para que elas torrem por igual.

 

Por Emília Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (4)

  • Delma Rodrigues Bandeira disse em 29/05/2012 às 11:47:

    Amei essas Dicas e a receita como usar a semente da Abóbora, vou faze-la.

  • Indiara Magalhaes disse em 11/03/2013 às 21:17:

    LEGAL, VOU COMER MAIS SEMENTES…

  • Alaide Ribeiro disse em 30/05/2013 às 11:35:

    Além de ser gostoso é benéfico.

  • Mauricio Ramos disse em 17/03/2014 às 23:45:

    legal…adoro moranga

  • Deixe seu comentário sobre "Benefícios da Abóbora Moranga"