Azeite É Melhor Que Óleo de Soja?

Sempre ouvimos falar sobre os benefícios do azeite para a saúde. Por isso, muitas pessoas acreditam que esse óleo é o melhor de todos e deve ser usado sempre. No entanto, a verdade não é bem assim. Outros tipos de óleo também contêm substâncias importantes para o nosso organismo, como é o caso do óleo de soja.

Óleo de Soja X Azeite

Óleo de Soja X Azeite

A Importância das Gorduras

Outro mito bastante comum é o de que as gorduras são as grandes vilãs em nossa alimentação. É claro que o excesso de gordura é prejudicial e pode trazer graves problemas para a saúde. Porém, elas são essenciais para o funcionamento do nosso organismo e precisam integrar uma dieta balanceada. O ômega 3 e o ômega 6 são gorduras importantíssimas para o corpo humano. Como nós não a produzimos, é necessário ingeri-las por meio dos alimentos. E é justamente aí que entram os óleos vegetais.

Azeite X Óleo de Soja

Agora que já sabemos sobre a importância do ômega 3 e do ômega 6, é importante salientar que o azeite possui apenas ômega 6, enquanto o óleo de soja é rico em ômega 3. Isso quer dizer que, de certa forma, um complementa o outro em termos nutricionais. Em outras palavras, devemos consumir os dois diariamente, em quantidades moderadas, para garantir a saúde do organismo.

Posso Aquecer o Azeite?

Dizem que o azeite perde suas propriedades quando é aquecido. Isso é parcialmente verdade. Para frituras – que devem ser evitadas de um modo geral – o óleo de soja é mais indicado porque sofre menos alterações químicas com o calor. Mas ao preparar refogados, é possível aquecer o azeite sem grandes perdas.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Azeite É Melhor Que Óleo de Soja?"