Alimentos ricos em fibras

Já falamos aqui no Receita e Nutrição sobre a importância das fibras em nossa alimentação. Agora, vamos saber um pouco mais sobre quais alimentos são ricos em fibras em como consumi-las.

As fibras apenas são encontradas em alimentos de origem vegetal, como legumes, frutas, hortaliças, grãos, sementes, cereais e outros. Quanto mais naturais forem esses alimentos, maior será a quantidade de fibras. Veja alguns alimentos ricos em fibras:

  • Cereais integrais: arroz, aveia, milho, trigo, centeio e cevada;
  • Leguminosas: feijão, soja, grão de bico, fava, lentilha, ervilha e vagem;
  • Oleaginosas: castanha-do-pará, nozes, pistache, amêndoas, avelãs, amendoim e macadâmia;
  • Frutas e hortaliças: todas as frutas, hortaliças e demais verduras, preferencialmente consumidas com casca e talos.

Consumo das fibras

Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras

Recomenda-se a ingestão diária de 20 a 30 gramas de fibra. Essa quantidade corresponde à cerca 400g de frutas e vegetais por dia. Quem segue uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e hortaliças, certamente ingere a quantidade ideal de fibras necessária para o nosso corpo.

Quando consumidas em grande quantidade, as fibras podem causar prejuízos para a nossa saúde. A presença de fibras, principalmente as insolúveis, dificulta a absorção de nutrientes essenciais, como as vitaminas A, D, E e K. Também é importante ingerir bastante água ao longo do dia, para facilitar a atuação das fibras em nosso sistema digestivo. O ideal é beber pelo menos 1,5 litros de água diariamente.

Lembre-se que a boa medida é o melhor conselheiro. Não existem alimentos mágicos, capazes de melhorar nossa saúde e combater doenças. É preciso manter sempre uma dieta equilibrada e levar uma vida saudável para que as fibras e outros nutrientes possam trazer benefícios concretos para nosso corpo.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Alimentos ricos em fibras"