Alimentos que Estimulam a Tireoide

A tireoide é uma pequena glândula fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas seu tamanho é desproporcional em relação à sua importância. Ela é responsável por produzir os hormônios T3 e T4: o T3 se liga aos receptores das células, fazendo com que elas possam desempenhas suas funções; o T4, por sua vez, atua em quase todos os órgãos do corpo, como coração, cérebro e intestino.

Por isso, quando a tireoide não funciona bem, o corpo todo sente os impactos. Se ela produz uma quantidade menor desses hormônios, ocorre o ganho de peso, cansaço e falta de disposição. Esse quadro é chamado de hipotireoidismo (clique no link para se informar sobre a doença) e precisa ser acompanhado por um endocrinologista. Através da reposição hormonal, o organismo volta a funcionar normalmente.

Para dar aquele empurrãozinho na tireoide, alguns alimentos são muito importantes. Abaixo listamos alguns alimentos que não podem faltar na mesa de quem sofre com o hipotireoidismo, além de informações sobre esse produtos.

Frutos do Mar

O consumo de frutos do mar é indicado para quem tem hipotireoidismo

Leite e seus Derivados

O leite contém cálcio, que é fundamental para regular o metabolismo. Se não ingerimos as quantidades necessárias de leite, as enzimas envolvidas no processo de metabolismo deixam de funcionar. Além disso, o leite contém iodo, principal substância que atua na tireoide. Por essa razão, é importante consumir pelo menos 3 porções de leite ao dia. Outros alimentos à base de leite, como queijo, iogurte e requeijão também são indicados.

Gema de Ovo

A gema do ovo é muitas vezes vista como vilã, por contribuir para o aumento do colesterol ruim. No entanto, ela contém iodo e vitamina D. Essas substâncias ajudam a estimular o funcionamento da tireoide. Por isso, é necessário consumir ao menos 1 gema de ovo durante a semana.

Frutos do Mar

Os frutos do mar, como ostras, lagostas e camarões também são fonte de cálcio e iodo. Por essa rezão estimulam a produção dos hormônios T3 e T4, além de contribuir para a formação dos ossos. A recomendação é de 1 porção de 120g 2 vezes na semana.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Alimentos que Estimulam a Tireoide"