Alimentos para Baixar o Colesterol

Se engana quem pensa que o colesterol traz apenas prejuízos para a nossa saúde. Muito antes pelo contrário, a substância é fundamental para o organismo, sendo responsável pela síntese de vitamina D e produção de vários hormônios. Os problemas relacionados ao colesterol ocorrem quando há um desequilíbrio dos níveis da substância presentes no sangue. Nesses casos, diz-se que a pessoa está com o colesterol alto, o que pode ocasionar diversas doenças.

Cerca de 70% do colesterol encontrado no corpo humano é fabricado pelo próprio organismo, sendo o restante proveniente da alimentação. Por isso, é importante seguir uma dieta equilibrada para que os níveis de colesterol se mantenham dentro dos padrões. Alguns alimentos podem auxiliar nesse processo, colaborando para o equilíbrio das gorduras boas e ruins presentes no sangue. A seguir, listamos alguns desses alimentos e seus benefícios para a saúde.

Leite de Soja

Leite de soja para reduzir o colesterol

Alimentos à Base de Soja

Algumas pesquisas mostram que as proteínas da soja dificultam a absorção do colesterol. Além disso, por ser de origem vegetal, o leite e a proteína de soja não contêm gordura saturada, diferentemente do leite comum e da carne. O ideal é consumir pelo menos 5 copos do leite de soja e 1 concha dos grãos cozidos todos os dias.

Oleaginosas

As sementes oleaginosas, como as nozes, castanhas, amêndoas e pistache são muito recomendadas para o controle dos níveis de colesterol. Elas contém alta porcentagem de selênio, um mineral que dificulta a oxidação do colesterol. Sem ser oxidado, o colesterol se torna menos prejudicial ao organismo. Além disso, as oleaginosas são fonte de gordura monoinsaturada, que não participa da síntese do colesterol. A dica é consumir 10 castanhas ao longo do dia, ou a mesma quantidade de nozes e avelãs. É sempre importante lembrar que as oleaginosas possuem muitas calorias, por isso, evite o exagero.

Fibras Solúveis

Os alimentos que contêm fibras solúveis também são ótimas para controlar os níveis de colesterol. Entre eles, a aveia é o mais indicado, pois possui grandes quantidades de fibra solúvel. Em nosso organismo, elas se juntam com a água, formando uma espécie de gel. Esse gel se gruda às moléculas de gordura, fazendo com que sejam eliminadas nas fezes ao invés de serem absorvidas. A dica é consumir até 3 colheres de aveia por dia, lembrando sempre de ingerir muita água, pois as fibras podem causar ressecamento.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (4)

  • Leticia Lira disse em 26/06/2012 às 03:31:

    e muito bom!!!

  • Silvia Gesuato disse em 17/09/2012 às 12:43:

    Saúde é o BEM maior que temos…

  • Darlene Amorim de Oliveira disse em 07/03/2013 às 11:27:

    é importante saber que o colesterol não traz apenas prejuízo, mas temos que ter cuidadosssssss!

  • Giaconto Sonia disse em 07/03/2013 às 12:39:

    BOM SABER CUIDAR DO COLESTEROL ADOREI

  • Deixe seu comentário sobre "Alimentos para Baixar o Colesterol"