Alimentação no Carnaval

Está chegando o carnaval, umas das datas mais esperadas do ano. Para muitas pessoas, o feriado representa uma quebra na rotina, com alimentação desregrada, consumo excessivo de bebida alcoólica, poucas horas de sono, muita exposição ao sol e grande gasto de energia. Tudo isso interfere diretamente no nosso organismo, podendo ocasionar problemas mais sérios. Por esse motivo, é importante aproveitar a folia sem abrir mão da saúde. Principalmente quando o assunto é nutrir e hidratar o corpo.

Para curtir a festa de modo saudável, é importante manter uma alimentação equilibrada. Entendemos que é mais difícil seguir uma dieta saudável durante a folia. Por isso, separamos algumas dicas fáceis, que não exigem tempo nem esforço.

Alimentação no Carnaval

O que comer durante a folia

Coma de 4 em 4 horas

Mesmo com a agitação do carnaval, é importante comer com intervalos de no máximo 4 horas. Tenha algum lanche a mãos, para não ficar muito sem se alimentar. Frutas secas, barrinhas de cereal ou pacotinhos de biscoito podem ser uma opção interessante para carregar na bolsa ou no bolso. Para lanchar na rua, os sucos naturais são uma alternativa rápida, leve e nutritiva.

Desidratação no Carnaval

Durante a folia, o risco de desidratação é muito grande. O calor no mê de fevereiro costuma ser muito quente e é comum que as pessoas fiquem expostas ao sol por muito tempo para aproveitar as festas. Outro fator que contribui para a desidratação é a atividade física; dançar, pular e correr atrás do bloco consome energia e água. Além disso, o consumo de bebida alcoólica aumenta a diurese, favorecendo a perda de líquidos. Por tudo isso, é fundamental manter o corpo sempre hidratado, ingerindo bastante água, sucos ou água de coco. A dica é ter uma garrafinha sempre próxima, para matar a sede ao longo de todo o dia.

O que Comer no Carnaval

Para manter o pique para as festas, é importante seguir uma dieta composta por todos os grupos alimentares: carboidrato, proteína, frutas e verduras. O ideal é não ingerir alimentos pesados, de difícil digestão. Se precisar fazer uma refeição rápida, prepare um sanduíche com pão integral, queijo magro, peito de peru ou atum e algumas hortaliças, como alface, tomate e pepino. Fuja dos pratos muito gordurosos, principalmente frituras. Eles causarão a sensação de empazinamento, o que prejudica a disposição.

Consumo de Bebida Alcoólica

O consumo da cerveja, drinks e outras bebidas alcoólicas são muito comuns durante o carnaval. O ideal é consumir o álcool com moderação e nunca de barriga vazia. Para evitar a desidratação, intercale a ingestão de bebida alcoólica com água. Isso também ajuda a acabar com a ressaca do dia seguinte. Não deixe de se alimentar enquanto bebe, optando sempre por pequenos lanches ao longo do dia. Se exagerar na bebida, lembre-se de ingerir bastante líquido e fazer refeições leves no dia seguinte.

Com essas dicas você chegará na quarta feira de cinzas com muita saúde e disposição.

Por Emília Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Alimentação no Carnaval"