Benefícios do Abacate

O abacate foi durante muitos anos o terror de todas as dietas para emagrecimento por ser considerada uma fruta de grande valor calórico. Porém para aqueles que vivem em luta contra a balança, mas adoram uma vitamina de abacate ou uma guacamole, os pesquisadores revelaram uma boa notícia: o abacate está liberado! Estudos recentes mostraram que o consumo de abacate é benéfico para a saúde e pode até ajudar a emagrecer.

Benefícios para a Saúde

Benefícios do Abacate

Benefícios do Abacate

Entre os benefícios comprovados podemos citar que:

  • o abacate diminui o IMC (Índice de Massa Corporal);
  • reduz em até 42% o risco de síndrome metabólica (que pode causar diabetes e ganho de peso);
  • protege o coração, combatendo o mau colesterol;
  • e ainda elimina radicais livres, conservando a saúde da pele e órgãos em geral.

Tudo isto porque a gordura encontrada nesta fruta é do tipo monoinsaturada, que é recomendada em toda dieta equilibrada.

Abacate emagrece?

Sim, o consumo do abacate pode auxiliar na perda de peso. O ácido oleico presente na fruta é a mesma gordura encontrada no azeite de oliva e ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, se consumido à noite, o abacate intensifica a ação de hormônios que ajudam no crescimento e na formação de músculos, fazendo com que, durante o sono, as pessoas consigam aumentar o gasto energético, reduzindo a gordura estocada no corpo, ou seja, ajuda a emagrecer dormindo.

Além disso, O consumo de frutas reduz a necessidade de ingestão de doces, pois os açúcares presentes nas frutas proporcionam a saciedade. Entre os alimentos com menor índice glicêmico podemos citar o abacate, morango, pêssego, ameixa, cereja e amora, que são alimentos indicados inclusive para dietas restritivas como a de diabéticos.

O importante é levar em consideração o consumo diário de calorias, uma vez que em 100g de polpa de abacate possui 167 kcal. Os especialistas recomendam que o consumo se restrinja a duas ou três colheres de sopa da fruta por semana.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Benefícios do Abacate"