1 Taça de Vinho Equivale a 30 Minutos de Exercício Físico?

Um estudo feito na Universidade de Alberta, no Canadá, concluiu que tomar uma taça de vinho diariamente pode trazer os mesmos benefícios de trinta minutos de atividades física. A pesquisa foi feita com camundongos, que receberam doses de resveratrol – substância encontrada nas uvas – durante 12 semanas. Ao final do estudo, observou-se que as cobaias que tiveram uma dieta com esse composto obtiveram melhor desempenho em exercícios físicos de resistência.

Benefícios do Vinho

Benefícios do Vinho

O Resveratrol

Os pesquisadores atribuem o resultado ao poder antioxidante do resveratrol. Esse fitoquímico, encontrado em grande quantidade no vinho, pode melhorar as funções cardíacas e o desempenho físico. De acordo com Jason Dyck, um dos pesquisadores da Universidade de Alberta:

“Ficamos animados quando vimos que o resveratrol apresentou resultados semelhantes aos alcançados com o exercício físico de resistência. Nós imediatamente vimos o potencial desses benefícios e acreditamos ter descoberto uma forma de melhorar o desempenho do exercício físico com uma pílula do composto” (Fonte: www.isaude.net).

O Contraponto

O resultado obtido com a pesquisa é interessante, mas não significa que o vinho está liberado. Outro estudo, conduzido na Dinamarca, encontrou resultados bem diferentes. Os pesquisadores analisaram os efeitos do resveratrol em homens sedentários com idade em torno dos 65 anos.

Com a análise, Lasse Gliemann, condutor da pesquisa, conclui que o resveratrol pode neutralizar alguns benefícios da atividade física, com a redução da pressão sanguínea. Segundo ele, a visão de que os antioxidantes são a solução para todos os problemas precisa ser revista. A oxidação, em alguns casos, é necessária para que o organismo funcione da maneira correta, garante o pesquisador.

A Conclusão

Não existe certo ou errado em relação a esses estudos. Eles apenas mostram que a ciência não é feita de certeza, mas de perguntas e respostas possíveis. Várias pesquisas comprovam os benefícios do vinho, mas existem opiniões divergentes. Na dúvida, vale o bom senso. A dica é fazer aquilo que te faz bem, respeitando os limites do seu corpo. Uma taça de vinho mais os trinta minutos de exercício talvez sejam a melhor opção.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "1 Taça de Vinho Equivale a 30 Minutos de Exercício Físico?"