O Óleo de Coco Emagrece?

Nos últimos meses, o óleo de coco se tornou o mais novo emagrecedor da moda. O consumo da substância, seja na forma líquida ou em cápsulas, aumentou, e muito, principalmente entre as pessoas que desejam perder peso. Mas será que o óleo de coco realmente ajuda a emagrecer?Na tentativa de responder a essa pergunta, levantamos algumas informações importantes sobre o produto.

Óleo de Coco

Mitos e Verdade sobre o Óleo de Coco

Benefícios do Óleo de Coco

O grande problema em relação ao uso do óleo de coco como emagrecedor é que não existem pesquisas que comprovem os benefícios trazidos pela substância. Um estudo realizado na Universidade de Alagoas, em Maceió, investigou os efeitos do óleo de coco no processo de emagrecimento. Durante a pesquisa, 40 mulheres obesas seguiram uma dieta de poucas calorias, acompanhada de atividade física todos os dias. Metade das voluntárias consumiu suplementos de óleo de coco, enquanto as outras ingeriu de óleo de coco.

Os resultados apresentados foram bastante interessantes. O grupo que consumiu o óleo de coco apresentou, ao final da pesquisa, uma aumentos nos níveis de colesterol HDL e redução do LDL, enquanto o outro grupo apresentou aumento nos dois tipos de colesterol. Além disso, ambos os grupos obtiveram uma redução do IMC, mas aqueles que ingeriram o óleo de coco também tiveram uma importante redução da circunferência abdominal.

A pesquisa mostrou que o consumo do óleo de coco pode ajudar no controle dos níveis de colesterol, além de combater o acúmulo de gordura na região do abdômen. No entanto, os pesquisadores observaram que o óleo de coco pode induzir uma resistência à insulina. Por esse motivo, finalizaram o estudo afirmando a necessidade de outras pesquisas que analisassem os efeitos da substância em nosso organismo a longo prazo.

O Óleo de Coco Emagrece ou Não?

Devido à falta de estudos científicos que comprovem os efeitos benéficos do óleo de coco para a saúde, médico e nutricionistas preferem não recomendar o consumo da substância a seus pacientes. Muitos desses especialistas defendem que  o óleo de coco não é capaz de auxiliar no emagrecimento e precisa ser consumido com cautela. Eles alertam que a ingestão do produto, se feita com moderação, não faz mal à saúde, mas também não ajuda na perda de peso.

Por isso, lembramos que antes de entrar de cabeça na mais nova dieta da moda é preciso conhecer bem o produto que está sendo consumido. Com o passar do tempo, é possível que novos estudos comprovem a eficácia do óleo de coco para o emagrecimento. No entanto, o que se sabe até agora é que o produto precisa ser investigado com mais cuidado para que se chegue a resultados mais conclusivos.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "O Óleo de Coco Emagrece?"