Farelo de Trigo para Emagrecer

O farelo de trigo é o resíduo que sobra na fabricação da farinha, ou seja, a casca do grão. Por isso, é a parte do trigo que contém mais fibras.  Normalmente, o farelo é utilizado para alimentação animal, mas pesquisas recentes mostram que o consumo por humanos é altamente recomendado, justamente por conte grandes quantidades fibras.

O farelo de trigo emagrece?

Farelo de Trigo

Farelo de Trigo

O farelo de trigo por si só pode não ajudar na perda de peso, mas quando combinado com uma dieta balanceada ajuda sim no emagrecimento. Isso acontece porque as fibras do trigo aumentam a sensação de saciedade e dificulta a absorção de gorduras e açúcar pelo organismo. Outra vantagem é que o alimento possui poucas calorias, algo em torno de 80kcal para duas colheres de sopa.

Em nosso organismo, o farelo incha, reduzindo a sensação de fome. Assim, o alimento auxilia na manutenção do peso, pois faz com que comamos menos. Durante o processo de digestão, as fibras envolvem as moléculas de gordura, carregando-as para fora do corpo antes que sejam absorvidas, auxiliando não somente na perda de peso, mas também no combate do colesterol alto.

O farelo de trigo, assim como outros alimentos ricos em fibras, também dá aquele empurrãozinho no funcionamento do intestino. Por isso, seu consumo também é indicado para pessoas que sofram com prisão de ventre.

Como consumir

A quantidade de fibras recomendada para uma pessoa adulta girar em torno de 30g. Assim, você pode ingerir até 3 colheres de sopa do farelo de trigo por dia. A forma de consumo depende do gosto de cada um. É possível misturá-lo com água, leite, iogurte, bater com sucos e vitaminas, adicionar à salada, frutas e outros alimentos ou ser utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos. O alimento pode ser facilmente encontrado em grandes supermercados, drogarias e lojas de produtos naturais.

Algumas dicas

  • Para evitar o aparecimento de carunchos, você pode torrar o farelo levemente e armazená-lo em um recipiente bem tampado;
  • Por ser rico em fibras, o consumo do farelo de trigo deve ser acompanhado de bastante água, para evitar o ressecamento do bolo fecal;
  • Além de incluir o farelo de trigo em sua dieta, consuma também de 3 a 5 frutas por dia e pelo menos 2 porções de vegetais.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (8)

  • Everton Nunes Albuquerque Pereira Pereira disse em 01/04/2013 às 00:31:

    minha mãe usa e estar tendo resultado. Vale a pena.

  • Lulu disse em 04/08/2013 às 10:53:

    Maravilhoso no funcionamento do intestino

  • Renato Lucio disse em 26/08/2013 às 21:08:

    muito bom

  • Daniane Da Silva Lopes disse em 05/03/2014 às 21:09:

    muito bom

  • Rosangela Batista Alves disse em 31/03/2014 às 18:27:

    farelo de trigo…..muito bom…consumo diariamente….mantendo o peso com esse segredinho!!!

  • Risolene Melo disse em 31/03/2014 às 23:19:

    nossa que delicia , fis um bolo muito bom,

  • Conceição Silveira Finamore disse em 01/06/2014 às 01:33:

    estou fazendo uso do farelo de trigo , estou aguardado o resultado

    • Emília Silva disse em 10/06/2014 às 09:38:

      Depois volte para contar se deu certo, Conceição.

  • Deixe seu comentário sobre "Farelo de Trigo para Emagrecer"