Dieta da Pirâmide

Hoje falaremos de umas das dietas mais eficazes no processo de emagrecimento saudável: a dieta da pirâmide. Quem quer emagrecer geralmente precisa seguir cardápios restritivos, nos quais vários tipo de alimento são proibidos. Nesse quesito, a dieta da pirâmide é muito diferente. É possível comer todo tipo de alimentos, incluindo doces e guloseimas. No entanto, é preciso respeitar o estreitamento da pirâmide. Como esses alimentos estão na parte mais estreita, devem ser consumidos com moderação.

Ao combinar todos os alimentos diariamente, a dieta garante o bom funcionamento do organismo. Outra vantagem é que cada pessoa pode montar o seu próprio cardápio, escolhendo o que mais gosta de comer. Seguindo as faixas da pirâmide, fica mais fácil promover a reeducação alimentar, ou seja, aprender a comer bem. Para que você entenda o funcionamento da dieta, explicamos cada uma das faixas da pirâmide. Dieta da Pirâmide

Carboidratos

Os carboidratos ficam na base da pirâmide. Isso quer dizer que a maior parte das calorias ingeridas ao longo do dia deve vir desses alimentos. Para muitas pessoas, os carboidratos são os principais inimigos do emagrecimento. No entanto, se consumidos nas quantidades corretas, esses alimentos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, além de darem energia para todas as funções do corpo.

A dica é optar pelos alimentos integrais, que são ricos em fibras e outros nutrientes. O mais importante é que 60% da alimentação seja composta de alimentos energéticos.

Alimentos: aveia, trigo, mandioca, beterraba, cará, inhame, batata, pão, arroz, massa, dentre outros.

Frutas, Verduras e Legumes

As frutas, verduras e legumes ficam no segundo andar da pirâmide. Esses alimentos são fundamentais, pois fornecem fibras, vitaminas e sais minerais ao organismo. O ideal é combinar frutas e verduras diferentes, variando principalmente nas cores. Outra dica importante é comer pelo menos 3 porções de fruta todos os dias.

Alimentos: laranja, banana, maçã, pera, melão, brócolis, repolho, cebola, agrião, tomate, pepino, berinjela, couve-flor, rabanete, salsão, dentre outros.

Proteínas

Na terceira faixa da pirâmide, encontramos os alimentos que fornecem proteínas, como as carnes e os derivados do leite. Esse grupo de alimentos também é essencial para a formação dos músculos e ossos. Contudo, podem ser ricos em colesterol, que traz danos à nossa saúde. Por isso, é importante optar pelas carnes magras e laticínios desnatados.

Alimentos: peito de frango, salmão, filé de tilápia, sardinha, alcatra, patinho, lagarto, coxão mole, coxão duro, leite desnatado, queijo branco, ricota, iogurte light, dentre outros.

Doces, Guloseimas e Comidas Calóricas

Como dissemos, as comidas mais calóricas não ficam fora da dieta. Mas é claro que você não pode comer chocolate, pizza e sorvete no mesmo dia. Esses alimentos devem ser consumidos em pequenas quantidades, uma ou duas vezes por semana.

Alimentos: feijoada, lasanha, pizza, chocolate, salgadinho, sorvete, batata frita, balas, dentre outros.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (0)

  • Tatiane Ferreira Santos disse em 30/05/2012 às 14:06:

    ADOREI ESSA PIRÃMIDE VOU SEGUI-LA

  • Deixe seu comentário sobre "Dieta da Pirâmide"