Como Evitar o “Efeito Sanfona”

Quem já fez várias dietas sabe o quanto é difícil manter o peso depois de eliminar os quilinhos indesejados. Esse processo de ganho e perda de peso constante é conhecido como “efeito sanfona”. Isso acontece porque o nosso corpo tende a voltar para o maior peso que já tivemos. Assim, após uma dieta é preciso tomar alguns cuidados para não recuperar os quilos perdidos em pouco tempo.

Por isso, preparamos algumas dicas para você evitar o “efeito sanfona” e se manter magro mesmo sem dietas rigorosas. São sugestões simples, mas que dificultam o ganho de peso.

Efeito Sanfona

Dicas para Manutenção do Peso

Reeducação Alimentar

O grande segredo para o emagrecimento saudável é a reeducação alimentar. Trata-se de seguir uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e alimentos saudáveis. A reeducação também consiste em comer de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades. Dessa forma, sentimos menos fome e garantimos todas as substâncias necessárias para o organismo.

É importante dizer que mesmo após a perda de peso é preciso manter a dieta. Claro que você pode comer um doce ou algo mais calórico. No entanto, essas “escapadinhas” devem ocorrer apenas de vez em quando. Lembre-se: algumas pessoas tem facilidade para engordar e devem estar sempre atentas ao que comem.

Atividade Física

A prática de qualquer atividade física também é ótima para quem quer manter o peso. Além do gasto de calorias e queima de gorduras, os exercícios ajudam a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem estar. A dica é praticar algum esporte ou atividade física pelo menos 3 vezes na semana. Também é interessante optar por exercícios ao ar livre. O mais importante é manter a regularidade para não engordar novamente.

Lei da Compensação

Se exagerou em alguma refeição, a sugestão é tentar compensar na próxima. Isso não quer dizer que você deve pular uma refeição, e sim optar por um alimento menos calórico. Caso tenha comido uma feijoada no almoço, prefira com comer frutas na hora do lanche e uma sopa de legumes no jantar. Dessa maneira, você evita a ingestão excessiva de calorias e consegue manter o peso sem passar por privações.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Como Evitar o “Efeito Sanfona”"