Strudel de Maçã

O strudel de maçã, também conhecido como apfelstrudel, é uma sobremesa típica da culinária germânica. Em alemão, apfelstrudel quer dizer folheado de maçã. Acredita-se que a sobremesa seja austríaca, mais especificamente da cidade de Viena. Possivelmente, o surgimento do prato teve influências da culinária da Armênia e da Turquia.

O segredo do strudel tradicional está na massa, que deve ser bem fina. Diz-se que o ideal é que depois de aberta, seja possível ler um jornal através da massa. As maçãs do recheio devem ser bem suculentas e saborosas, para deixar a sobremesa ainda mais gostosa. O strudel típico é finalizado com açúcar e canela, sendo servido quente. Também é comum que se sirva o prato juntamente com sorvete de creme ou chantili.

O preparo da receita exige um pouco de tempo e dedicação, mas não é difícil. Você irá se surpreender com o sabor da culinária alemã sem sair do Brasil.

Apfelstrudel

Receita de Strudel de Maçã

Ingredientes

Massa:

  • 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 1/2 xícara (chá) de oléo de girassol
  • 1 pitada de sal

Recheio:

  • 8 maçãs
  • suco de 3 limões
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 100 g de uvas passas
  • farinha de rosca doce para dar ponto

Preparo

Para preparar a massa, coloque a farinha de trigo e o sal em uma vasilha grande e faça um buraco no centro. Depois acrescente o óleo, o ovo e a água previamente misturados. O próximo passo é sovar bem a massa (cerca de 20 minutos), até que ela fique lisa e homogênea. Em seguida, embrulhe em um pano e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio. Descasque e pique as maçãs em cubos pequenos. Depois misture o suco do limão, açúcar e as uvas passas. Por fim, acrescente a farinha de rosca para dar ponto ao recheio. O ideal é que ele fique úmido, mas bem compacto.

Para montar, abra a massa com a ajuda de um rolo, até que ela fique bem fina. Para facilitar, faça isso sobre um pano de prato colorido. Quando der para ver claramente as imagens do fundo, é porque a massa está fina o suficiente. Se tiver mais habilidade, também pode abrir a massa nas mãos, desde que ela fique quase transparente. Com um pincel, espalhe um pouco de manteiga derretida sobre a massa. Depois cubra uma das extremidades da massa com o recheio, dobre as beiradas e enrole tudo, como um rocambole.

Por fim, povilhe açúcar e canela sobre o strudel e leve ao forno (180º) por 40 minutos a 1 hora. Corte o strudel em fatias e sirva enquanto estiver quente.

Por Mila Silva nas categorias Culinária, Sobremesas. Tags: , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Strudel de Maçã"