Receita de Macaron

O macaron é um doce de origem francesa, que vem conquistando cada vez mais apreciadores. O nome deriva das expressões italianas maccherone ou maccarone, que significam “massa fina”. Na verdade, o macaron é composto por duas pequenas circunferências de massa, recheadas com ganache, geleia ou outras misturas cremosas, se assemelhando a um biscoito recheado ou um bem casado.

De acordo com a tradição, o doce foi levado da Itália para a França no século XVI, pelas mãos dos confeiteiros italianos da corte de Catarina de Médici. Mas foi entre os franceses que o macaron ficou mais conhecido. Ao longo dos séculos, a receita passou por algumas mudanças, que culminaram no doce delicado e saboroso que conhecemos hoje.

Se você quer preparar esta delícia em sua casa, siga a receita que ensinamos abaixo. Com os ingredientes certo, você poderá se surpreender com o sabor do doce tradicional francês.

Você vai precisar de:

Macarons

Aprenda a preparar os deliciosas macarons em sua casa!

A receita se divide em duas etapas. Primeiro o preparo da massa, depois do recheio.

Massa

  • 125 g de farinha de amêndoas
  • 200g de açúcar de confeiteiro
  • clara de 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 30g de açúcar refinado
  • 20 gotas de corante vermelho e 05 de corante verde (você pode fazer a massa da cor que desejar)

Ganache

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 130 g de chocolate em barra ao leite
  • 3 colheres de sopa de nata (ou creme de leite)

Modo de Preparo:

Para a massa, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate em pó. Passe a mistura por uma peneira para obter um pó bem fino e reserve. Em seguida, coloque as claras no microondas por 30 segundos, depois bata na batedeira até ficarem em neve, adicione o açúcar de confeiteiro e continue batendo para formar um creme firme. Nesse ponto, adicione os ingredientes sólidos e os corantes, mexendo delicadamente com um fuet.

Coloque essa massa em um saco de confeiteiro para preparar os macarons. Em uma forma forrada com papel manteiga, faça pequenas bolinhas e deixe descansar por 20 minutos. Depois leve ao forno preaquecido a 170º por cerca de 15 minutos. Aqui tem uma dica importante: quando passar metade desse tempo, coloque uma colher de pau entre a tampa e fogão para que o forno fique entreaberto e deixe terminar de assar.

O preparo do recheio é bem simples. Derreta o chocolate no microondas. Depois junte a manteiga e a nata e leve ao fogo baixo para cozinhar. Mexa até que a misitura esteja bem lisa e cremosa. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco antes de montar.

Quando os macarons estiverem frios, desenforme com cuidado para não quebrá-los. Com uma espátula ou colher pequena, espalhe um pouco do recheio sobre uma um dos macarons e feche com o segundo, fazendo uma espécie de sanduíche. Repita o processo até fechar todos os doces e estarão prontos para servir.

Por Mila Silva nas categorias Culinária. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Receita de Macaron"