Noite de comida mexicana: duas receitas vegetarianas

A comida mexicana vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Conhecida pelo sabor picante, a culinária vinda do México utiliza ingredientes que a gente também prepara por aqui, mas de modo bem diferente. Um dos exemplos clássicos é o abacate, que entre os brasileiros costuma ser consumido com leite, mel ou açúcar, enquanto nossos amigos latinos apreciam mais o fruto em pratos salgados.

Uma das vantagens da culinária mexicana é que existem opções bem saborosas para quem é vegetariano ou vegano. O segredo é abusar dos temperos para deixar a comida bem gostosa, ressaltando o sabor dos ingredientes usados.

Para quem segue uma dieta sem carne ou apenas quer agradar algum amigo vegetariano no próximo jantar, selecionamos dois pratos super simples, rápido e muito gostosos!

Guacamole: opção vegana simples e saborosa

Guacamole

Guacamole

A guacamole pode ser preparada de diferentes maneiras. A receita que ensinaremos é a mais comum, mas pode ser incrementada conforme suas preferências. Você vai precisar de:

  • 1 abacate grande bem maduro
  • 1 cebola roxa
  • 1 tomate maduro
  • 8 folhas de coentro picadinhas
  • azeite
  • suco de meio limão
  • sal e pimenta a gosto

Primeiro, pique a cebola e o tomate em cubinhos pequenos. Eu tiro as sementes do tomate para deixar a guacamole mais bonita e com uma textura agradável. Depois tire a polpa do abacate raspando com uma colher para ficar cremoso como um purê. Coloque tudo em um bowl de tamanho médio e misture. Em seguida acrescente um pouco de azeite, o limão e o coentro picado. Vá colocando sal aos poucos. Use molho de pimenta ou a pimenta picada para deixar picante. Uma dica é servir a pimenta a parte caso alguém prefira uma versão menos picante.

Creme azedo: receitinha vegetariana bem rápida

Sour Cream

Sour Cream

O creme azedo ou sour cream é uma opção super rápida se você vai receber amigos em casa. Com os ingredientes à mão, você vai gastar menos de 5 minutos para prepará-lo e o resultado é surpreendente. Você vai precisar de:

  • 300 g de nata
  • 1 copo de iogurte natural
  • suco de 1 limão
  • sal a gosto

Aqui no Sul é bem fácil achar nata nos supermercados, mas sei que isso não acontece em todo o Brasil. Na falta da nata (que é bem gordurosa e sobe fácil) use creme de leite fresco. Coloque todos os ingredientes em um bowl e bata por alguns minutos com um fouet até chegar no ponto de chantili. Você também pode usar dois garfos para bater ou mesmo a batedeira. Prove o sal e sirva em seguida.

Doritos é vegano?

Eu fiquei com essa dúvida na hora de servir a guacamole para um amigo vegan. Os Doritos de supermercado, que ficam ótimos com essa receita podem ou não ser veganos. O clássico Queijo Nacho, como você já deve imaginar, contém derivados do leite. A opção mais fácil de achar é o Tradicional ou Dippas. Na falta dessas opções, sirva os molhos com torradinhas ou pão de frigideira!

Por Mila Silva nas categorias Culinária, Vegetariana e Vegana. Tags: , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Noite de comida mexicana: duas receitas vegetarianas"