Docinhos de festa para diabéticos: brigadeiro, beijinho e cajuzinho sem açúcar

O açúcar em excesso faz mal para todas as pessoas, mas para quem tem diabetes, até mesmo a ingestão em pequenas quantidades pode ser prejudicial. Por isso, é muito importante que o diabético siga à risca todas as recomendações médicas e corte o açúcar da alimentação definitivamente.

Há alguns anos, era bem mais complicado seguir uma dieta com restrição de açúcar. Hoje em dia, contudo, a oferta de produtos diet no mercado é bem maior, facilitando, e muito, a vida do diabético. A dica é sempre ler atentamente ao rótulo, lembrando que nem todo produto light ou zero é produzido sem qualquer tipo de açúcar.

Recentemente, a minha avó comemorou os seus 80 anos. Ela é diabética há mais de 20 anos e segue a dieta de forma bem rígida. Por isso, pensamos em fazer o bolo e os docinhos da festa sem açúcar, mas de uma forma que todos achassem os quitutes saborosos, bonitos e irresistíveis.

A melhor e mais fácil receita leite condensado diet

Para fazer a maior parte das sobremesas dietéticas é preciso ter leite condensado diet às mãos. No mercado, você irá encontrar opções em lata ou vidro, mas elas custam uma fortuna e nem sempre dão o ponto necessário. É muito mais fácil, rápido e barato fazer o leite condensado em casa. Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de leite em pó
  • 1 xícara (chá) de adoçante culinário em pó
  • 2 xícaras (chá) de água morna
  • 1 colher (sopa) de margarina com sal (pode ser light ou normal)

Para fazer o leite condensado, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. A dica é bater por pelo menos 5 minutos sem parar, observando o ponto. Quanto mais você bate, mais cremoso fica o leite condensado. Se ficar grosso demais, você pode acrescentar um pouquinho a mais de água.

Brigadeiro diet

Brigadeiro diet

Brigadeiro diet de enrolar

Um grande problema dos doces sem açúcar é a falta de ponto. Porém, com essa receita de leite condensado diet você consegue fazer os docinhos em ponto de enrolar.

Para o brigadeiro, você vai precisar de:

  • 1 receita de leite condensado diet
  • 3 colheres (sopa) de achocolatado sem açúcar
  • cacau em pó para enrolar

Basta colocar os ingredientes no fogo e mexer bem até cozinhar. Você também pode trocar o achocolatado por cacau em pó, mas ficará menos doce. Depois que o doce esfriar, faça bolinhas e passe no cacau em pó antes de colocar nas forminhas.

Docinho de coco diet

Docinho de coco diet

Beijinho ou docinho de coco sem açúcar

O beijinho ou docinho de coco é muito simples e fica delicioso – é o meu preferido. Os ingredientes são:

  • 1 receita de leite condensado diet
  • 1 pacotinho de coco em flocos sem açúcar

O coco flocado é mais interessante por sem maior e mais úmido. Ele vai deixar seu beijinho mais saboroso. O preparo é o mesmo do brigadeiro, substituindo o chocolate pelo coco. Reserve uma parte do coco para enrolar os docinhos depois.

Cajuzinho diet

Por fim, o cajuzinho. A base, como você deve notar, é a mesma para todos os doces. Nesse caso você vai precisar de:

  • 1 receita de leite condensado
  • 300 g de amendoim moído

Cozinhe os dois ingredientes mexendo bem até soltar do fundo da panela. Depois de frio, enrole e passe no amendoim moído mais fino.

Por Mila Silva nas categorias Diet & Light. Tags: , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Docinhos de festa para diabéticos: brigadeiro, beijinho e cajuzinho sem açúcar"