Dicas de carnes bovina

Muitas das leitoras acompanham a tv e, imagino, o Mais Você da Rede Globo com a apresentadora Ana Maria Braga deve ser um dos programas preferidos. Isso porque sempre traz muitas dicas sobre culinária, saúde, moda etc. No programa de hoje, 01/06, em especial, houve uma reportagem sobre carnes e churrasco, onde são explicadas as melhores carnes, cortes e preparos com o professor de cortes Sidney Alves Moreira.

O primeiro ponto a observar é que a raça mais comum no Brasil é o Nelore que tem uma carne mais dura, principalmente nas peças dianteiras. No entanto, existe a possibilidade de comprar carnes oriundas de gado britânico (verifique com o açougueiro distribuidor), onde as carnes são mais macias e praticamente todo o boi é aproveitado.

Carnes bovinas

Cortes bovinos

Cortes bovinos

Capa de filé, filé de costela, aba de filé, ponta de agulha, fraldinha, maminha, alcatra e picanha

Em se tratando de churrasco, estas carnes são as mais utilizadas. Obviamente, estas carnes também pode ser utilizadas para o forno, mas é na brasa que elas terão maior destaque.

Pescoço, acém, braço, peito, lagarto e ossobuco

Estas peças são ótimas para preparo em panela de pressão. São pedaços de carnes suculentos, principalmente se bem amolecidos.

Patinho, contrafilé, coxão duro e coxão mole

O bife de panela é a principal utilização destas carnes assim como as carnes moídas. Há quem use também o contrafilé para um bom strogonoff.

Filé mignon

Normalmente o filé mignon é associado à pratos finos, tanto que usamos o termo para designar não apenas a carne, mas qualquer outra coisa que seja muito boa. De fato, é uma das partes mais nobres da carne. Pela maciez, é muito utilizada em strogonoffs, rosbife, medalhões e outros pratos que exigem maciez total da carne.

Shoulder

Corte pouco conhecido no Brasil, o shoulder é a parte interna da dianteira do boi.

 

Por Receitas e Nutrição nas categorias Culinária. Tags: , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Dicas de carnes bovina"