Como preparar um Tender

Com a chegada do final do ano, já começamos a pensar nas deliciosas comidas natalinas.  Entre as carnes mais procuradas nesse época do ano estão o peru, o chester e o tender, sempre presentes nas ceias de natal. O peru é uma ave de origem norte-americana, enquanto o chester é uma espécie de frango com mais carne. E o tender, você sabe como ele é preparado?

O sabor do tender se assemelha bastante ao do presunto comum. Em geral, o tender é feito com carne de porco processada e desossada. O embutido também é temperado, cozido e defumado, o que dá o sabor e a textura características do tender. Para quem não gosta ou não pode comer carne de porco, são oferecidas no mercado algumas opções de tender, feitas com outros tipos de carne, como o peru.

O tender também pode ser feito em casa, mas o processo é trabalhoso. É necessário desossar um pernil de porco, amarrá-lo com um barbante e cozinhá-lo em água condimentada com ervas e temperos. Após essa etapa o pernil deve ser salgado para que perca água e defumado.

O jeito mais simples é comprar o tender de boa qualidade no supermercado mais próximo e caprichar na hora de servir. Para quem não abre mão do tender na mesa de natal, ensinamos uma receita gostosa e simples de fazer.

Receita de Tender

Tender Natalino

Ingredientes

  • 1 tender de tamanho médio
  • 4 maçãs
  • Suco de 3 laranjas
  • 4 colheres de sopa de glucose de milho
  • Cravos para decorar

Modo de preparo

  1. Com a ajuda de uma faca, faça cortes no tender no sentido horizontal e depois no sentido vertical, criando um desenho quadriculado;
  2. Em seguida, espete um cravo-da-índia no encontro das linhas feitas com a faca;
  3. Lave bem as maçãs, retire as sementes, corte-as em rodelas e disponha ao redor do tender em uma assadeira;
  4. Regue o tender com o suco das laranjas e depois espalhe a glucose de milho sobre ele;
  5. Leve ao forno até ficar dourado e sirva ainda quente.

Dicas

  • O tempo de forno não deve ser muito grande, pois o tender já é cozido. Deixe-o no fogo apenas o suficiente para aquecer;
  • O tender pode ser servida com arroz, farofa e salada;
  • Para o tender ficar mais dourado e saboroso, abra o forno durante o preparo e regue a carne com o caldo do fundo da assadeira.

Por Mila Silva nas categorias Culinária, Pratos. Tags: , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Ivaneide Teodosio Souza Melo disse em 08/03/2014 às 14:01:

    MUITO BOM

  • Deixe seu comentário sobre "Como preparar um Tender"