É possível tirar manchas do mármore branco?

O mármore é uma pedra bastante utilizada nos acabamentos de casas, principalmente em pias, bancadas, soleiras e peitoris. Na verdade, o uso do mármore branco já foi bem mais comum, porém, a falta de praticidade fez com que ele fosse substituído por outras pedras mais fáceis de limpar.

Quem mora em uma casa mais antiga talvez tenha que lidar com esses acabamentos em mármore branco. O grande problema da pedra, na verdade, é a porosidade. Isso significa, na prática, que o mármore possui minúsculas bolhas de ar em sua composição. Assim, ela se torna um pouco mais absorvente que outros tipos de pedra.

Manchas no mármore

É a porosidade a grande causadora de manchas escuras no mármore branco. Quando uma substância de cor mais escura entra em contato com a pedra, ela pode absorver o líquido, adquirindo a coloração não apenas na superfície, mas também nas camadas mais internas.

Lavabo em mármore branco

Lavabo em mármore branco

Para que você entenda melhor, uma pedra menos porosa, como o granito polido, tem um efeito parecido com o do plástico: os líquidos tocam apenas sua superfície. O mármore, por sua vez, se assemelha a um tecido e absorve essas substâncias.

Dessa maneira, quando você derrama alguma coisa no chão, na pia ou na bancada, é muito comum que a pedra se manche bem rapidamente. Para evitar que o mármore se torne ainda mais poroso, é bom evitar o uso de produtos que possam corroer a pedra.

Retirando as manchas

Se a mancha no mármore for de longa data, é muito possível que ela não seja removida facilmente. Por isso, é fundamental limpar qualquer sujeira rapidamente, evitando que ela seja absorvida pela pedra. Veja as dicas:

  • Café, chás escuros, refrigerantes ou molho de tomate são bem corantes. Quando algum desses produtos entrar em contato com a pedra, tente remover imediatamente com água e sabão neutro, esfregando com a esponja ou uma escova de limpeza. O ideal é não esperar secar.
  • Se a mancha já estiver seca, é possível, eventualmente, usar limão ou vinagre de álcool para limpar. No entanto, esses produtos não são recomendados para uso frequente, pois eles podem tornar o mármore mais áspero e poroso.
  • Um pouquinho de bicarbonato de sódio também ajuda na limpeza das pedras. Por ser granuloso, o bicarbonato limpa de forma uma pouco mais profunda, arranhando levemente o mármore. Isso pode também deixar sua pia ou bancada mais reluzente.

Por Mila Silva nas categorias Casa. Tags: , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "É possível tirar manchas do mármore branco?"