De quanto em quanto tempo devo regar uma orquídea?

As orquídeas são lindas, mas exigem cuidados especiais para que floresçam periodicamente. A rega é um dos quesitos mais importantes do cuidado com a planta, porque tanto o excesso quanto a falta de água podem matar a orquídea.

Recentemente conversei com a esposa do meu orientador, que é super entendida de orquídeas. Ela me deu várias dicas de como mantê-las bonitas e saudáveis.

Com que frequência a orquídea precisa de água?

As orquídeas precisam de água na medida certa. Isso pode parecer óbvio, mas a verdade é que não existe uma receita de como regar. O mais importante é que o substrato esteja sempre úmido, pois é dele que a planta retira a quantidade de água que precisa.

A dica é sempre enfiar o dedo no substrato a uns 2cm da superfície e sentir a umidade. Se ele ainda estiver úmido e frio, ainda não é preciso regar. Para evitar sujar o dedo, você pode fazer isso com um palito de picolé. Basta verificar se ele ficou úmido do contato com o substrato.

De um modo geral, as orquídeas precisarão ser regadas a cada dois dias, mas, dependendo do clima e da composição do substrato, ele se mantém úmido por até uma semana. Aqui em Florianópolis, tenho observado que a rega é necessária a cada 5 dias, em média.

Minha orquídea divando junto com Gilda, Frida e Marilyn!

Minha orquídea divando junto com Gilda, Frida e Marilyn!

Substrato + Bolinhas de Argila

Outra dica super interessante que ouvi foi combinar o substrato com argila expandia (aquelas bolinhas de argila que são vendidas nas casas de jardinagem). Basta misturar a mesma quantidade de substrato e argila, depois colocar no vaso.

A orquídea deve ser colocada nessa mistura, mantendo um pouco das raízes para fora. É normal que parte da raiz saia do vaso, isso não compromete a saúde da planta. Com a combinação de argila expandida e substrato, a orquídea fica muito mais viçosa. Você vai observar as folhas mais verdinhas e resistentes!

Se alguém quiser compartilhar outras dicas sobre o cuidado com orquídeas ou jardinagem em geral, será um prazer ler e responder os comentários. Até a próxima!

Por Mila Silva nas categorias Casa. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "De quanto em quanto tempo devo regar uma orquídea?"