Bancada, pia, soleira e peitoril: como escolher e combinar as pedras?

Você já deve ter notado que o design de casas e apartamentos sempre muda com o tempo. A pedra ardósia, por exemplo, foi muito usada nas construções dos anos 90, mas hoje em dia quase não aparece. Por outro lado, o ladrilho hidráulico, com um ar retrô, virou febre nos últimos anos.

Isso acontece porque o campo da decoração, assim como outros campos do mercado, é bastante influenciado pela “moda”, ou seja, por cores, materiais e estilos ditados como tendência pelos especialistas. Além disso, existem várias novidades que são criadas para tornar o dia-a-dia das pessoas mais prático.

Com tanta mudança, é comum que a gente queira dar aquela reformada na casa para mantê-la atualizada. Às vezes uma mudança simples, como a troca do piso de alguns ambientes pode fazer toda a diferença. Mas, quando isso acontece, o que devemos fazer com os acabamentos em pedra?

Acabamento em pedra

As pedras são bastante utilizadas na construção civil para dar acabamento. Os mais frequentes são:

  • Pia e lavabo feitos em pedra;
  • Bancadas de cozinha, área e banheiro;
  • Soleira: piso feito em pedra e afixado na base do vão de porta ou nos degraus;
  • Peitoril: acabamento na base das janelas.

Nem sempre esses acabamentos precisam ser feitos em pedra. Madeira e cerâmica também são usados, conforme o estilo da casa e o gosto dos moradores.

Soleira de pedra na porta de entrada

Soleira de pedra na porta de entrada

Onde usar a soleira de pedra (mármore ou granito)?

As soleiras são usadas onde há separações de cômodos com mudança de piso. Se o corredor é de cerâmica e os quartos de piso laminado, é interessante colocar uma soleira entre eles para fazer o acabamento e marcar a separação. A soleira também é muito importante para marcar um desnível no piso, como aqueles degraus entre o piso do banheiro e o do resto da casa, por exemplo.

Dica: hoje em dia é muito comum o conceito aberto para construções. Assim, muitas casas não possuem separação entre a cozinha, a sala e a copa, tornando os ambientes mais conectados. Nesses casos, o uso da soleira não é recomendado, pois dá uma quebra nessa “abertura”. Mesma que haja diferença no piso, a tendência é não separá-los com a faixa de pedra.

A pia e bancada precisam combinar com a soleira?

Muita gente associa decoração a usar tudo da mesma cor, mas isso não é verdade. O ideal é manter o bom gosto nas escolhas para que nada fique muito destoantes, porém não é necessário, nem bonito, fazer tudo com o mesmo tipo de pedra.

Ao reformar o chão, por exemplo, o mais importante é combinar a soleira com o piso escolhido. Os tons pasteis são mais comuns porque vão bem com quase tudo. Uma dica é usar cores próximas, mas não idênticas, de modo que a soleira não se destaque demais.

O peitoril das janelas, se for de pedra, também não precisa ser igual às pias e bancadas. Mais uma vez, o que prevalece é o bom senso na escolha das cores para não ficar muito contrastante.

 

Por Mila Silva nas categorias Casa. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Bancada, pia, soleira e peitoril: como escolher e combinar as pedras?"