Passeios em Santiago: como chegar de ônibus às vinícolas Emiliana e Concha y Toro

Eu resolvi escrever esse artigo por uma razão muito simples: ajudar as pessoas para que elas não fiquem tão perdidas quanto eu fiquei.

Em outro texto aqui do blog eu contei o quanto foi incrível ir de Santiago até a vinícola Emiliana, que fica na cidade de Casablanca, a cerca de 60km da capital chilena. O que eu não contei foi a epopeia para chegar até o vinhedo.

Muitas empresas turísticas oferecem passeios por vinícolas, porém a maioria foca nas mais conhecidas: Concha y Toro, Undurraga e etc. Eu não queria me arriscar numa viagem com uma empresa que não fosse recomendada e o hotel onde fiquei hospedada não oferecia parceria com empresas que fizessem o passeio até a vinícola Emiliana – que eu queria conhecer por causa da produção orgânica.

O grande problema foi encontrar informações adequadas sobre como chegar à vinícola de ônibus sozinha. Na internet você poderá se deparar com vários blogs explicando passo a passo o caminho. Eu caí na besteira de seguir por eles e fiquei totalmente perdida.

De onde sair? Qual ônibus pegar?

As  orientações da internet eram seguir até a Estação Central do metrô de Santiago, de lá andar até o Terminal de ônibus San Borja e então tomar o ônibus em direção à Casablanca. Fiz isso e descobri que não existem ônibus saindo desse terminal em direção ao litoral – as vinícolas ficam no caminho. Então precisei andar por quatro ou cinco quarteirões até o Terminal Alameda, onde peguei o ônibus da empresa TurBus para Valparaíso. A dica, portanto, é: não façam o que eu fiz.

Entrada na vinícola Emiliana

Entrada na vinícola Emiliana

O melhor trajeto:

  • Saindo de Santiago, o ideal é ir até a estação de metrô mais próxima;
  • Depois, pegue a linha vermelha em direção a San Pablo;
  • Desça na Estação Pajaritos, que tem também um terminal de ônibus;
  • Lá existem várias empresas que oferecem ônibus em direção ao litoral. Converse antes com o motorista ou informe na hora de comprar o bilhete que você precisará descer no ponto da “La Vinilla” na Rota 68;
  • O ponto é logo após o segundo pedágio indo de Santiago em direção ao litoral;
  • Ao descer, do outro lado da rodovia estará o trevo com a entrada para vinícola Concha y Toro;
  • Seguindo pelo mesmo lado da rodovia você encontrará a entrada da vinícola Emiliana.

Dica mais que importante:

Não acredite no Google Maps, pois foi assim que eu me perdi. Ao descer do ônibus você deve seguir pela mesma estrada de onde veio e não pegar uma estrada menor no trevo. A única estrada de terra é dentro da vinícola, após passar pela entrada principal. Você encontrará uma cancela com um segurança, onde poderá obter mais informações. Essa dica também é importante para quem vai de carro, pois tanto o Maps quanto o Waze confundem onde é a entrada da vinícola.

Por Mila Silva nas categorias Alimentação, Bem Estar. Tags: , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Passeios em Santiago: como chegar de ônibus às vinícolas Emiliana e Concha y Toro"