Melhorar o ambiente para mais qualidade de vida

É sabido de todos que manter o ambiente em que vivemos limpo e arejado ajuda a manter a saúde e melhora a qualidade de vida. Durante o inverno o clima seco e as mudanças bruscas de temperatura podem ser responsáveis pela proliferação de um grande número de vírus e bactérias causadoras de doenças respiratórias e provocam crises alérgicas.

A promoção da saúde passa pelo poder público no que diz respeito às condições físicas (fornecimento de água limpa, tratamento de esgoto, limpeza urbana) e sociais, mas todos podem contribuir para a manutenção da nossa saúde e do ambiente em que vivemos. Algumas dicas simples podem ser úteis para inibir o surgimento de agentes prejudiciais.

5s

5s

Qualidade de Vida

A qualidade de vida é uma das prioridades das sociedades modernas e não é só em casa que as pessoas buscam ambientes mais saudáveis. No Japão existe há muitos anos um programa chamado 5S, que é passado de pai para filho, no qual as crianças aprendem as relações entre organização no trabalho e qualidade de vida. Além disso, muitas empresas vêm investindo em áreas de descanso ou lazer para que os funcionários tenham um melhor desempenho e maior produtividade.

Dicas para melhorar o ambiente

  • Em primeiro lugar é importante manter tapetes, carpetes, cortinas, roupas de cama, principalmente cobertores sempre limpos. Procure aspirar o pó e lavá-los para que não haja a proliferação de ácaros, que estão presentes em todos os ambientes.
  • Abra as janelas para que sol entre. Este procedimento é importante para que a luz do sol iniba o acúmulo de fungos que se aproveitam da umidade e da falta de luz e calor. Manter a casa arejada, mesmo que seja por alguns minutos por dia proporciona a troca de ares e evita a concentração de impurezas no ar.
  • Limpe o chão com pano úmido para não deslocar as partículas durante a varrição. Levantar a poeira só faz bem no ditado popular, pois ela pode desencadear crises alérgicas bastante sérias.
  • Lave as mãos com frequência, isto evita que micro organismos sejam transportados de um ambiente para o outro. A higiene na manipulação de alimentos pode evitar problemas estomacais e intestinais.

Por Mila Silva nas categorias Bem Estar. Tags: , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Tulio Sérgio Navarro Lins disse em 14/07/2013 às 22:00:

    Ótimo, deste programa gostei, e tenho certeza muita gente nossa não conhece, e os resultados não são bons nem no trabalho e duvido que em casa o seja. Parabéns aos nossos irmão japoneses.

  • Deixe seu comentário sobre "Melhorar o ambiente para mais qualidade de vida"