Comer em Família

Quantas vezes vimos, em filmes, as cenas de grandes banquetes, festas em família, todos ao redor da mesa, se divertindo, às vezes brigando, mas sempre reunidos? Estas cenas tão comuns na ficção estão ficando cada dia, mais raras na vida real.

Estudos realizados recentemente na Inglaterra demonstram que a queda da venda de mesas de jantar caíram 8% nos últimos 5 anos. Em comparação aos outros móveis, como os de escritório, por exemplo, que tiveram um crescimento de até 40%, pode-se perceber que alguns hábitos estão se perdendo.

O corre-corre diário tem diminuído muito os momentos em família. As reuniões diárias passaram a ser semanais e em alguns lugares os espaços entre esses encontros é ainda mais longo. As várias tarefas acabam por fazer com que os moradores de uma mesma residência mal se vejam e quando estão em casa ainda há um outro entrave, as tecnologias, TV, internet, celular, entre outros. O diálogo se torna difícil e o distanciamento inevitável.

Almoço em Familia

Importância de se comer em família

Ao longo dos últimos anos várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas, no Brasil, Canadá e Estados Unidos, a respeito dos impactos sociais provocados pela ausência desses momentos em família. Nos Estados Unidos, um estudo feito durante 27 meses com adolescentes demonstrou que fazer refeições em família pelo menos 3 vezes por semana pode reduzir em até 80% o risco de que os jovens venham a se envolver com drogas ou violência. Segundo os pesquisadores, passar mais tempo com a família pode fazer com que crianças e adolescentes se sintam à vontade para falar sobre seus problemas.

Em pesquisa realizada no Canadá, observou-se que crianças que fazem pelo menos uma refeição por dia com os pais comem mais frutas, verduras e legumes do que aqueles que não se alimentam perto dos pais. Além disso, elas conseguem fazer escolhas mais saudáveis, mesmo longe dos pais. A conversa ao redor da mesa também promove o enriquecimento do vocabulário das crianças e as trocas de experiências ajudam nos relacionamentos extra familiares.

A reunião da família ao redor da mesa continua sendo, portanto, a melhor forma de contato entre pais e filhos um importante meio de transmissão de valores que formarão o caráter dos jovens.

 

Por Mila Silva nas categorias Bem Estar. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Comer em Família"