Benefícios e Malefícios da Sauna

A prática da sauna é um hábito muito comum entre várias pessoas, seja por suas propriedades relaxantes ou por seus benefícios para a beleza. As saunas são muito comuns nos países escandinavos, especialmente na Finlândia, onde sua temperatura interna pode alcançar os 100° C.

No Brasil, não é comum ver saunas com temperaturas superiores a 60°C, e seu uso vem sendo objeto de estudo por muitos médicos, interessados em determinar se o banho de vapor é benéfico para algumas patologias, por causar uma febre artificial, um processo importante na reabilitação de pacientes com casos de atrofias musculares.

Antes de frequentar uma sauna, é interessante conhecer e relacionar seus benefícios e malefícios, de maneira a evitar qualquer surpresa desagradável.

sauna

Melhor absorção dos produtos de beleza e relaxamento

Benefícios

  • Devido a alta temperatura e ao poder de estimular a produção de suor, a sauna pode ser considerada desintoxicante, já que o suor é um dos meios pelo qual o corpo humano elimina toxinas.
  • Como procedimento de beleza a sauna pode ser muito interessante, potencializando a absorção de hidratantes e por deixar os poros abertos, condição muito favorável para uma limpeza profunda da pele.
  • O efeito relaxante da sauna pode ser muito apreciado por pessoas que sofrem com dores especialmente nas costas.
  • O calor e o vapor da sauna proporcionam um tratamento sutil e maior conforto para pessoas com quadros de bronquite, asma e outras doenças respiratórias.

Malefícios

  • Pessoas que sofrem de pressão baixa podem ter este quadro agravado, não sendo interessante para elas o uso dos banhos de vapor.
  • A sensação de calor pode ser excessiva e desagradável para muitas pessoas.
  • A possibilidade de choque térmico ao deixar a sauna deve ser observada, pois além de causar uma sensação desconfortável, pode não fazer bem para a saúde.

Por Daiana nas categorias Bem Estar. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Benefícios e Malefícios da Sauna"