Auto-sabotagem: o Fracasso no Sucesso

Se você analisar com toda a imparcialidade que puder, vai perceber que em algum momento da sua vida esteve prestes a fazer alguma mudança significativa em sua rotina e talvez tenha até conseguido, mas pouco tempo depois voltou a seus mesmos hábitos e pensamentos. E estes hábitos e pensamentos te travaram para novas mudanças e acontecimentos que poderiam ter sido muito benéficos para a sua vida, seja pessoal ou profissional.

Este é um ciclo que muitos conhecem pelo nome de auto sabotagem. Nada mais é do que nós mesmos, de alguma maneira, impedindo que consigamos ir em frente, conquistar novos objetivos e atingir o que signifique felicidade para cada um de nós.

auto sabotagem

Na maior parte das vezes, o maior inimigo que temos somos nós mesmos

Devemos ter em mente que não somos “obrigados” a mudar todos os nossos aspectos dia após dia, mas travar nosso crescimento seja cultural, pessoal ou profissional, por não conseguir deixar para trás os hábitos nocivos é uma atitude que deveria ser abolida. Pense em quantas vezes você quis alguma coisa e pensou, ainda que involuntariamente, que “não serei capaz de alcançar este objetivo”. Ou ainda em quantas vezes quis aceitar uma nova situação que poderia ser mais arriscada e potencialmente melhor que a atual, mas não pôde deixar de focar seu pensamento apenas nas possíveis consequências ruins?

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, escreveu certa vez um artigo chamado “Os que fracassam ao triunfar”, onde ele afirma que algumas pessoas não são capazes de aproveitar a satisfação que uma conquista pode trazer, sentindo apenas angustia e ansiedade, como se fosse um medo de ser feliz. É um ciclo vicioso e nocivo, já que uma parte de si mesmo quer se sentir feliz enquanto a outra sente culpa por esse desejo. Tudo isso acaba levando a atitudes de auto sabotagem.

Mudar estes hábitos e passar a acreditar em nos mesmos, no nosso direito e capacidade de alcançar nossos ideiais de felicidade é um exercício diário, que exige disciplina e paciência consigo mesmo. No entanto traz benefícios extremamente necessários para o bem estar de qualquer pessoa.

Por Daiana nas categorias Bem Estar. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Auto-sabotagem: o Fracasso no Sucesso"