O que fazer para os cabelos crescerem mais rápido

Muitas pessoas reclamam que o cabelo demora para crescer. Em alguns casos, o que falta é um pouco mais de paciência, pois o processo de crescimento é realmente demorado. Os fios crescem cerca de 1cm ao mês, podendo ser mais ou menos dependendo do tipo de cabelo, da alimentação da pessoa, de fatores externos, entre outras coisas. Se os seus cabelos crescem nessa média, provavelmente não há nada de errado. Basta esperar algum tempo para que os fios atinjam o tamanho desejado.

O que atrapalha o crescimento

Alguns fatores podem dificultar o crescimento, como o clima, os produtos utilizados, má circulação do sangue, ingestão de pouca água, problemas hormonais, falta de nutrientes e excesso de oleosidade. Nesses casos, vale a pena consultar um especialista para avaliar se existe alguma problema específico impedindo o crescimento dos fios. Alguns produtos garantem auxiliar nesse quesito, mas as promessas podem ser enganadoras. A dica é ficar de olho nos rótulos para sabe exatamente como cada produto funciona e se servem para aquilo que você procura. Asteriscos e letras miúdas podem informar que os componentes deixarão o cabelo mais forte ou evitar quebras, por exemplo.

Mitos e verdades

Cabelos Longos

Conheça o segredo para ter cabelos mais longos e saudáveis!

Sempre tem alguém para dizer que isso faz bem ou aquilo faz mal para os fios. Esse tipo de conhecimento popular nem sempre tem algum tipo de embasamento científico, mas podem estar corretos.

Cortar as pontas

Há quem diga que cortar as pontas ajuda no crescimento do cabelo, porém isso não é verdade. O fio continuará crescendo no mesmo ritmo, mesmo que as pontas estejam danificadas ou ressecadas. O que acontece é que a ponta é a parte mais agredida do cabelo, podendo ficar mirrada e sem vida. O corte dá a sensação de que o cabelo cresceu mais, pois ficará com um aspecto mais homogêneo. Outras crenças, como cortar na lua crescente, por exemplo, não possuem qualquer tipo de comprovação científica.

Lavar com água fria

O funcionamento das glândulas sebáceas interfere diretamente no crescimento dos fios. Por isso, a temperatura da água utilizada na lavagem faz diferença para quem deseja cabelos mais longos. A água quente estimula o funcionamento dessas glândulas, fazendo com que elas produzam mais óleo. O sebo no couro cabeludo é fundamental para a saúde dos fios, mas em excesso pode impedir o crescimento. Desse modo, o mais indicado é lavar o cabelo com água fria ou morna para que ele cresça mais rapidamente.

Massagem no couro cabeludo

A má circulação do sangue no couro cabeludo é um dos fatores que dificulta o crescimento. As massagens, feitas com a ponta dos dedos, ajudam a melhorar a circulação e, consequentemente, aumentar o tamanho dos fios. A dica é aproveitar o momento da lavagem para massagear o couro por cerca de 2 minutos. Virar de cabeça para baixo e passar a escova suavemente pelos cabelos também é uma forma de estimular a circulação do sangue na cabeça.

Receitas caseiras

Babosa, alecrim e outras plantas são conhecidas por ajudar os cabelos a crescerem. As substâncias contidas nessas ervas podem tornar os fios mais saudáveis, o que contribui para o crescimento. No entanto, é preciso lembrar que elas não terão qualquer efeito milagroso. No máximo, ajudarão o cabelo a crescer dentro da média normal a todas as pessoas quando não existem problemas atrapalhando a saúde capilar.

Por Mila Silva nas categorias Beleza. Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Patricia Francisco de Almeida disse em 27/06/2013 às 00:28:

    Esta página está me ajudando muito. Obrigada.

  • Deixe seu comentário sobre "O que fazer para os cabelos crescerem mais rápido"