Alimentos para beleza da pele

Os estudos sobre a relação entre nutrição e saúde progridem a cada dia. Hoje se sabe que uma alimentação balanceada é fundamental não apenas para a manutenção da saúde, mas também para a beleza da pele, cabelos e unhas. Os nutrientes contidos em alguns grupos de alimentos ajudam a nutrir, hidratar e melhorar o aspecto da pele, tornando-a mais bonita. Além disso, existem alimentos capaz de retardar o envelhecimento das células e regenerar os tecidos da derme.

É possível afirmar que a beleza começa de dentro para fora, ou seja, a partir do que você come. Por isso, é preciso incluir em sua dieta alimentos que auxiliam na saúde e na aparência da pele. A lista abaixo inclui diversos desses alimentos, que se ingeridos com regularidade tornarão a pele do seu rosto mais bonita e jovial sem muito trabalho.

Cenouras

Alimentos para beleza da pele

Alimentos para beleza da pele

A cenoura atua como um tônico natural para a pele. O ácido lipóico, presente nesta hortaliça, ajuda a revitalizar a pele do rosto e facilita o bronzeamento. As cenouras também são ricas em vitaminas A, C e E, que funcionam como antioxidante, retardando o envelhecimento das células. O ideal é consumir as cenouras orgânicas, porque os agrotóxicos reduzem a quantidade de vitaminas da raiz. Fazer uma pequena horta em casa e colher as cenouras do seu quintal também é uma excelente forma de aproveitar esses benefícios para a pele.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como o morango, a amora e a framboesa também são grandes aliadas da beleza. Entre as propriedades dessas frutas está o fortalecimento dos vasos sanguíneos da pele, o que a torna mais oxigenada. Elas também são ricas em substância antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células. A vitamina C presente nessas frutas é importante para que o coro produza colágeno, um tecido que deixa a pele mais firme e elástica. Outro ponto positivo é elas ajudam a reduzir a oleosidade da pele e as espinhas. Para alcançar todas essas melhorias, é recomendado que se consuma as frutas vermelhas diariamente, de preferência em seu estado natural.

Abacaxi

O abacaxi possui uma substância chamada bromelina, que tem função antiinflamatória e combate as acnes, alergias e outros problemas que atingem a pele. A fruta também contém enzimas que aumentam a produção de colágeno e elastina na derme, aumentando a firmeza dos tecidos. Dessa forma, o abacaxi ajuda a rejuvenescer a pele e mantê-la firme por mais tempo. Para tanto, basta comer uma fatia de abacaxi de 3 a 4 vezes por semana e aproveitar todas as suas propriedades.

Uvas

As uvas possuem propriedades laxativas e diuréticas, auxiliando na eliminação de substâncias tóxicas e funcionamento do intestino. Além disso, o consumo da uva também estimula o funcionamento do fígado, que tem uma ligação direta com a beleza da pele. Quando o fígado tem problemas, a pele é a primeira a sentir as consequências, ficando com um aspecto doente. Outra vantagem das uvas está em suas propriedades nutricionais. A fruta é fonte de ferro, potássio e vitaminas C, bem como fibras solúveis e flavonóides, que possuem função antioxidante. Os especialistas recomendam 1 cacho pequeno de uvas cerca de 3 vezes por semana.

Pepino

Há muito tempo a cultura popular sabe que o pepino é ótimo para a beleza da pele. Esse alimento funciona como diurético, eliminando as toxinas do organismo, e ainda possui vitamina C. Além disso, o vegetal é fonte ácido fólico, uma substância que regenera as células, melhorando a aparência da pele. A casca do pepino também contém betacaroteno, que é transformado por nosso organismo em vitamina A. A isso tudo se acrescenta a presença do potássio, que torna as células mais elásticas e, consequentemente, a pele mais bonita. Recomenda-se a ingestão de 1 pepino, com a casa, 4 vezes por semana.

Por Mila Silva nas categorias Beleza. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Alimentos para beleza da pele"