Viagem ao Chile: tour pela Vinícola Emiliana

O artigo de hoje vai ser um pouco diferente de outros que você já viu aqui no blog. Os benefícios do vinho para a saúde são conhecidos de quem se preocupa com a alimentação, por isso, vale a pena, ao viajar por aí, se informar mais sobre o processo de produção da bebida.

O Chile, vizinho do Brasil, é um dos maiores produtores de vinho do mundo e conta com grandes nomes, como é o caso da famosa vinícola Concha y Toro. O clima e o solo chilenos favorecem o cultivo de diferentes tipos de uva, havendo, por isso, grande variedade de vinhos brancos, tintos e outros.

Eu fui ao Chile pela primeira vez na semana passada e tive a oportunidade de conhecer um vinícola muito interessante: a Emiliana. Trata-se da maior vinícola orgânica do mundo, com exportação para dezenas de países.

Sobre o vinhedo Emiliana

A Emiliana até bem pouco tempo atrás era uma vinícola tradicional. Pela necessidade de plantar novas cepas de uva, os donos então decidiram aproveitar a mudança para instalar um sistema completo de cultivo orgânico.

Vinícola Emiliana

Vinícola Emiliana

O que isso significa? Bom, as uvas lá não recebem qualquer tipo de agrotóxico em todo o processo de cultivo. Assim, o vinho orgânico é produzido com uvas mais saudáveis e isso interfere na coloração, no sabor e no aroma da bebida.

Um dado interessante é que Emiliana Subercaseaux foi a mulher de Melchor Concha y Toro, o empresário e político chileno que criou a vinícola de mesmo nome. Dizem que ele era o responsável pela produção, mas era ela quem realmente pensava e concebia os melhores vinhos.

Produção uvas sem agrotóxicos

O processo de produção de vinhos orgânicos depende de diversos fatores. Lá na Emiliana, eles usam diferentes tipo de plantas e animais para impedir a proliferação de pragas na parreiras. Isso, como você pode ver nas fotos, ajuda não só no cultivo, mas também na beleza do local.

Se você tem, por exemplo, uma roseira plantada próximo às uvas, ela atrairá os insetos para ela. Essa é uma das maneiras de impedir que as parreiras sejam afetadas por qualquer tipo de praga. Além de rosas, também existem outros tipos de flores e plantas que desempenham funções importantes no cultivo sem agrotóxicos.

Plantação de uvas juntamente com flores para atraírem insetos

Plantação de uvas juntamente com flores para atraírem insetos

A Emiliana não só produz de forma orgânica como também tem um projeto biodinâmico de cultivo. Assim, eles recorrem a conhecimentos ancestrais, como os movimentos lunares e os benefícios das plantas medicinais para cultivar melhor. Os funcionários contam com uma horta orgânica incrível para o consumo. Além disso, há também um preocupação enorme com a água e o solo.

Vale a pena ir até a vinícola?

Se você está pensando em ir a Santiago, Viña del Mar ou Valparaíso, vale muito a pena esticar o passeio até o vinhedo Emiliana, que fica no Vale Casablanca. Além de ser um tour completamente diferente dos outros passeios por vinícolas, os funcionários da Emiliana são super atenciosos e gentis. A paisagem é um encanto à parte. Você ainda poderá desfrutar dos deliciosos vinhos vendidos pela empresa e comprar garrafas por um preço muito razoável.

Por Mila Silva nas categorias Alimentação. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Viagem ao Chile: tour pela Vinícola Emiliana"